Uma imagem vale mais que mil palavras

uma imagem fala mais que mil palavras

Somos julgados pela nossa aparência?

Sim! O julgamento é uma defesa do nosso cérebro, se não o fizéssemos, poderíamos ser picados por uma cobra, entrar na jaula de um leão, passar por lugares de risco e por aí vai. Estamos sempre julgando, mesmo quando não queremos. Mas parece muito cruel quando somos julgados pela forma como nos vestimos, não é mesmo? Parece não, é cruel, mas não tanto como imaginamos. Antes de desvendarmos esse mistério, vamos lembrar porque “uma imagem vale mais que mil palavras”.

O que a imagem fala sobre nós?

A roupa fala muito sobre você, é cheia de significados, por isso é muito complicado olhar para alguém e não tirar nossas conclusões. É mais ou menos assim: não pense como seria um elefante rosa. Você pensou, né? Então, é isso que acontece. O que não se deve acontecer é apenas julgar pela aparência. O que temos que pensar é que, muitas vezes, não temos nem a chance de falar quem somos e a roupa é o que pode dar uma adiantada. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, o tempo pode ser usado para falar de várias qualidades suas e, paralelo a isso, a sua roupa e a sua postura estão contando mais um monte de outros atributos seus e quando as informações são congruentes, tudo o que você falar vai passar mais coerência e credibilidade. Ainda provando o que os nossos olhos fazem com a gente, pense que quando entramos num restaurante, na hora de escolher o prato no cardápio, muitas vezes o escolhemos pelas imagens e não pelo sabor, acreditamos que aquele prato da foto deve ser bem mais gostoso. Quando somos solteiros e um amigo quer apresentar alguém, logo queremos ver a foto da pessoa. Agora vem o mais importante, e aí sim, podemos ficar chateados com o julgamento. Não podemos atribuir qualidades a uma pessoa pelas marcas de roupa que ela usa, isso é um julgamento cruel. O que realmente faz sentido, é julgar o poder de adequação que aquela pessoa tem quando se veste. Para cada ambiente, seja profissional ou social, tem uma forma de se vestir, claro que dentro do seu estilo. Não importa se está de Havaianas, tênis, sapato social ou de biquíni,  use a melhor versão dentro daquele visual. O que a sua imagem faz por você, independente do que os outros pensem, é o que vamos abordar agora.

Uma imagem fala muito mais do que você imagina

O ser humano é como uma máquina e somos programados através das nossas crenças e valores. Temos o poder de programá-lo de outra forma, mas ainda tem coisas que nem precisamos programar, ele mesmo reconhece e pode mudar seu comportamento. Vamos lá, imagine que somos um quadro que só tem as linhas e a forma e, quando começamos a pintar esse quadro, ele vai criando personalidade, vida e mais elementos que definem a mensagem que ele vai passar. Quando nos vestimos e escolhemos as peças de roupa que vamos usar, fazemos exatamente isso, damos mais elementos para contarmos para os outros quem nós somos. Hoje, em um mundo digital onde o número de câmeras pode ultrapassar o número de habitantes, estamos muito mais expostos e muitas vezes somos observados pelo que vestimos. E agora vem o melhor da história, a roupa faz muito mais por você do que pode imaginar. Quando nos preparamos e nos arrumamos, já estamos nos dando um tempo e parando para pensar em nós mesmos, dependendo da roupa que escolhemos ela pode nos dar a confiança e a postura necessárias para nos sentirmos melhores. Nós mulheres, quando usamos um salto, nos sentimos mais importantes e confiantes. Se você optar por trabalhar de tênis, escolha looks que parecem que você vai trabalhar de tênis e não deixe seu corpo e seu cérebro acharem que está indo para o clube, dê um toque de qualquer elemento que pareça menos informal do que a roupa de lazer. Conforto não tem nada a ver com desleixo. Mas a ideia é que isso seja levado sempre a sério e não só nos dias de reunião ou de trabalho. A roupa vai te ajudar muito. Do mesmo jeito que não devemos comer qualquer coisa, não devemos nos vestir de qualquer jeito.

A imagem além da roupa

A imagem vai muito além da roupa, nela está tudo envolvido, a roupa é mais um elemento de comunicação, é a cereja do bolo. Dizem que a imagem te dá 5 minutos de vantagem, o que não é pouco, em uma maratona 5 min é muito tempo e em um encontro ou em uma entrevista pode ser o motivo de perdermos um amor ou uma posição.

Quando nos referimos a frase “Uma imagem vale mais que mil palavras” não é exagero, fala mesmo! Assim como um quadro, uma foto, uma paisagem, um prato de comida e até mesmo o logotipo de uma empresa. A marca de uma empresa não precisa falar nada e nem vir com legenda, olhamos para ela e já sabemos o que representa aquele logotipo. Se uma marca de produto ou de uma empresa tem tanto poder em uma imagem, imagine o poder que nós temos se soubermos usar nossa imagem da melhor forma?

Seja a sua melhor versão todos os dias, isso mesmo, A SUA melhor versão todos os dias e não a versão de outra pessoa!

Depois conta para gente o que achou do post e lembre que, qualquer dúvida, pode entrar em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *