MISSÃO E PROPÓSITO

Missão e propósito

Qual o seu propósito e como programar a missão para alcançá-lo?

Hoje muito se fala sobre missão e propósito, porque será? Modismo ou uma mudança de “mindset” das pessoas? Agora as empresas são cobradas pela diferença que vão fazer no mundo e não apenas por fins lucrativos. Uma geração que entendeu que a mudança que queremos depende de nós. E será que só as empresas precisam pensar nisso ou todos devemos ter um propósito para fazer a diferença, mesmo que seja apenas entre as pessoas que estão a nossa volta?

Será que é um peso muito forte pensar que temos que impactar o mundo? Talvez fique complicado algo tão grandioso e é nessa hora que algumas pessoas desistem ou até se frustram, por não se acharem capazes de impactar tanta gente. Pesquisas apontam que ter um propósito aumenta a qualidade de vida e é tão ou mais importante que seguir uma dieta saudável e praticar exercícios. A longevidade está diretamente ligada ao seu propósito. E então, quais seriam as soluções para esses dilemas sobre propósito e missão?

 

Para começar, o que é propósito?

De forma simples, propósito é algo que nos motiva a criar ações diariamente em busca de algo que impacte e mude a vida de alguém. A pergunta que costumo fazer é: se o mundo pudesse te ouvir, como aproveitaria este momento para impactar todos de uma só vez?

As empresas fazem perguntas do tipo, porque existimos? E podemos usar essa mesma linha com a gente. Por que existimos? Vamos deixar a vida passar ou escolher como vamos viver?

Se cada um tiver um propósito e impactar pelo menos quem está a sua volta, já é um grande avanço! Chegamos então a conclusão que não importa a quantidade de pessoas que será impactada, mas sim que, de alguma forma, você levará a elas uma mudança positiva com o melhor que pode oferecer.

Certo até aqui?

Agora, e as empresas? Podem e devem pensar de uma forma mais abrangente, uma vez que têm algo para oferecer! Seja um serviço ou um produto – por uma boa causa, que tenha significado, que seja inspirador e ambicioso e que leve os famosos valores universais para sociedade, como amor, felicidade, paz, conforto e tudo que esteja dentro das necessidades do ser humano para ter uma vida melhor em um mundo melhor.

Dicas para achar o seu propósito:

  • Pensar em uma frase curta, simples e abrangente – sem falar o que faz;
  • Um propósito tem valores universais inseridos;
  • Precisa ter causa e significado;
  • Inspirador e de certa forma ambicioso, para te desafiar todos os dias;
  • Sempre reforçar, para não perder no meio do caminho;
  • Ele é longevo e atravessa diferente ciclos estratégicos.

Definido o propósito, agora você tem uma missão.

A missão é a estratégia que você, ou sua empresa, vai traçar para viver o seu propósito! Pode-se pensar em ciclos pequenos, como planos de ação para daqui a 1 ou 2 anos, nada muito longo.

Como toda estratégia, você deve elaborar os passos a seguir e pontuar o que pode atrapalhar na execução. Faça perguntas como: será que você tem todos os recursos internos e externos para atingir esse objetivo? Quais os impactos que podem ter esse propósito? Como você está hoje e como quer estar quando alcançá-lo? Quais os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades?

Neste caminho, se precisar traçar outra estratégia e modelar a sua missão, não tem problema! O único cuidado é que qualquer que seja a mudança, ela precisa estar alinhada com seus valores e com o propósito.

O que tudo isso tem com relação à Marca Pessoal?

Pessoas que têm propósito inspiram e influenciam outras pessoas! São apaixonadas e entusiasmadas por tudo que se dispõem a fazer, tem uma visão positiva da vida e dos obstáculos, são engajadas, comprometidas, consistentes e persistentes! Isso porque têm um motivo, uma causa e um plano muito bem elaborado, onde levam os seus valores diariamente. Têm todos os atributos que uma pessoa precisa para ter uma Marca Pessoal.

E ai, se convenceu, que está mais do que na hora de buscar o seu propósito e ser feliz de segunda a segunda?

Deixe seus comentários e se quiser falar mais deste assunto, posso pensar em outro post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *