Dress code

dress code

O que é Dress Code?

A maioria das pessoas associa o dress code como algo formal e limitado ao mundo corporativo. Vamos pensar de uma forma mais ampla para entendermos melhor a função do dress code. Em alguns casos chega até soar um pouco antipático esse termo, parecendo algo obrigatório e imposto pelas empresas. O dress code nada mais é do que um código de vestimenta, que pode ser aplicado em todas as áreas das nossas vidas.

 

Desmistificando o Dress Code

Vivemos em uma sociedade (do termo latino societas, que significa “associação amistosa com outros”), que, resumindo, podemos falar que é um grupo de pessoas juntas numa comunidade organizada. Quando falamos de código de vestimenta ou dress code, nada mais é do que uma das formas de interagir, de se comunicar e de respeitar o outro indivíduo. Já fazemos isso instintivamente, pois o nosso cérebro já foi alimentado lá trás, desde quando nascemos. Os arquétipos foram sendo criados sem percebermos. Sabemos a roupa que devemos ir para a praia, para a escola, para fazer ginástica… pois isso é óbvio para nós, já temos esses padrões formatados no nosso cérebro. Assim como o arquétipo da bailarina, da princesa, da bruxa…. dessa forma, começamos a fazer algumas associações, criando nossas impressões e fazendo nossos julgamentos inconscientemente. Mas existem algumas regras que desconhecemos.

E o que tudo isso tem a ver com o dress code?

Quando nos vestimos todos os dias, estamos comunicando através da roupa as nossas crenças, nossos valores, nossos desejos e até nossos sonhos. Também temos que lembrar que vamos sair de casa e encarar a sociedade. O problema é que quando falamos de dress code no trabalho, as pessoas associam ao uso de roupas formais, a perda do seu próprio estilo, a serem julgados pela forma como se vestem e por aí vai. Algumas coisas precisam ser esclarecidas para as pessoas, como saber que cada profissão pede um tipo de vestimenta, porque nossos arquétipos estão codificados na nossa cabeça de alguma forma e, às vezes, nem percebemos. A percepção é a verdade. Somos impactados e impactamos os outros o tempo todo. A visão é o sentido mais utilzado. A roupa cria empatia, passa confiança para os outos e para nós mesmos. Estar adequado significa estar respeitando o ambiente do seu trabalho, do seu cliente, da sua empresa. Como respeitamos o drees code de um casamento, de uma cerimônia de formatura e até mesmo de um velório. Outro ponto que não devemos esquecer é que precisamos estar adequados e na nossa melhor versão sempre, independente se estamos trabalhando ou não. As nossas maiores oportunidades chegam através dos nossos relacionamentos, a forma como eles nos vêem vai impactar na hora de nos indicarem, de nos darem oportunidade, de comprarem nossos serviços ou produtos.

O que é estar adequado na vida social?

Esqueça aquela sensação de que precisa estar super arrumado. Precisamos estar da melhor forma, dentro do estilo que escolhemos. Se você é advogado, mas também é surfista descolado, não tem problema algum. O que não pode acontecer é ser desleixado. Por mais que não queremos julgar, o nosso subconsciente acaba fazendo isso e a pessoa desleixada passa a sensação de falta de organização, que não dá conta nem de se cuidar, que a sua vida está de ponta cabeça… O nosso estilo pode transitar por todos os tipos de roupa que usamos. Nos adequamos àquele ambiente e imprimimos de alguma forma o nosso estilo, seja ele pelo cabelo, pulseira, sapato, forma de dobrar a camisa, anel, óculos, forma de produzir a roupa, perfume… desde que seja algum item que não interfira na adequação. Não podemos e não devemos esquecer que somos observados o tempo todo, até por quem nem imaginamos. A vida não dá replay dos melhores momentos.

Daí acabamos ouvindo : “… eu não me preocupo com que os outros vão pensar, eu uso o que eu quero!” Ok,  não se preocupar com os outros pode ser uma opção, mas isso em algum momento pode impactar negativamente. Pense em pessoas que são referências, que fizeram sua marca pessoal e procure achar algo em comum entre elas, tudo tem exceção.

O que é estar adequado na vida profissional?

Cada profissão, cada cargo e cada idade gera um tipo de expectativa. Estar adequado é ter que, às vezes estar mais do que é e às vezes estar menos, vai depender muito com quem vai falar, quem é sua equipe, quem está acima ou abaixo de você, quem é o cliente. Parece meio exagerado, mas tudo isso é muito natural quando vira um hábito e um conhecimento. Você consegue imaginar o presidente da república indo trabalhar ou subindo no palanque de calça jeans ou bermuda? Acho que não, né?

As empresas eram mais rígidas antes em realação ao dress code. Hoje algumas já não querem mais impor regras e o casual day se tornou o código de vestimenta. É nessa hora que se deve tomar mais cuidado, é a oportunidade de se destacar. Por isso gostamos de deixar claro, estar adequado não é usar terno, gravata ou tailer.

Vamos citar alguns exemplos e dar algumas dicas para facilitar:

Ex: Um arquiteto

Ele pode ser autonômo, ser empresário ou funcionário.

O arquétipo do arquiteto(a) é uma pessoa atualizada, não necessariamente moderna. Se for um arquiteto residencial, provavelmente o cliente vai escolher julgando pela forma como se veste, pois isso acaba passando um pouco do estilo que ele vai imprimir na casa. Então, se você é um profissional que tem uma “pegada” mais sofisticada, esteja sofisticado sempre. Estar sofisticado é usar peças bem acabadas, bons acessórios, tecidos nobres… Caso seja um arquiteto mais alternativo, se vista para mostar este estilo, mas seja um alternativo no seu melhor. Caso seja funcionário, entenda o tipo de público que a empresa quer atingir, se são empresas mais formais, informais e se adeque a esse cliente.

dress code
Esse look poderia ser de uma arquiteta que quer atingir uma cliente mais jovem e precisa criar empatia e uma identificação.
look office
Um look sofisticado e contemporâneo para um cliente que espera um projeto com essas características. Procure perceber onde poderia imprimir o seu estilo.
fashion
Esse look é mais versátil, transitaria bem em vários ambientes.

 

Esse post vai ter uma continuação, vamos falar de várias profissões. Pode tirar suas dúvidas nos nossos comentários ou entar em contato com a gente!

 

Outros posts abordando o mesmo assunto: Como melhorar o dress code da minha empresa?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *